Controle de qualidade na produção de cervejas

limpeza dos equipamentos produção de cerveja

Para entendermos bem sobre a importância do controle de qualidade que envolve a produção de cerveja, é preciso compreendermos ao certo seu processo geral e suas etapas.

E, sabendo da necessidade de compreensão do assunto em questão, decidimos abordar todo o procedimento neste artigo de maneira simples e direta, para que você possa entender porque o controle de qualidade se faz tão necessário.

Então, se você tem interesse em conhecer mais a fundo sobre o processo de produção de cerveja, continue com a leitura do artigo até o fim e saiba mais sobre controle de qualidade em cervejarias!

 

Etapas do processo de produção de cerveja

 

Podemos dividir as etapas do processo de produção de cerveja em 4 partes, sendo elas:

Moagem

No processo de moagem, ocorre a exposição da parte mais interna do grão. É fundamental que o cuidado nessa etapa seja maior, considerando que ele irá influenciar diretamente no rendimento da produção total.

É fundamental que os grãos sejam trincados e que suas cascas estejam inteiras para que o trabalho das enzimas que irão agir no amido seja facilitado, ou seja, não significa apenas triturar o malte.

Essas cascas acabam por se tornar um elemento que filtra o mosto, e caso estejam moídas demais, podem arrastar substâncias indesejáveis como os taninos, por exemplo, que causam adstringência na cerveja.

Mosturação

O processo de mosturação é considerado o processo de cozimento dos grãos, ocorrendo logo após o processo de moagem. Os grãos de malte que foram moídos passam a ser adicionados à água com temperatura que irá depender da receita específica e do tipo de cerveja.

É nesse processo que ocorre a clarificação e filtração (separação dos sólidos dos líquidos) do mosto, extraindo uma maior quantidade de açúcares que antes se encontrava no bagaço, aumentando todo o rendimento da produção.

Após a etapa citada ocorre a fervura, momento em que os lúpulos são adicionados e também onde a cerveja passa a ser esterilizada para o processo seguinte.

Fermentação

O processo de fermentação ocorre após o procedimento anterior, onde a cerveja é passada para o tanque com a finalidade citada.

Neste momento são adicionadas as leveduras que são responsáveis por toda a produção do álcool na cerveja a depender do tipo de microorganismo e da temperatura para qual finalidade.

Podemos citar como exemplos de diferentes temperaturas para fermentação, as leveduras Ales e as leveduras Lager.

Maturação

O processo de maturação ocorre logo em seguida, podendo durar meses a depender da receita com mudanças no aroma, sabor e clarificação da cerveja.

Podemos dizer que este é o período de arredondamento da bebida. Durante o período de fermentação é possível, e até mesmo interessante, realizar algumas análises sensoriais para acompanhar toda a transformação do líquido.

Envase

O envase é o processo final das etapas de produção de cerveja.

Podemos ver 2 tipos de finalização para a bebida onde de maneira caseira já pode-se observar o envase direto com carbonatação, e de maneira industrial em larga escala, podemos observar a possibilidade de carbonatação e filtragem seguida de envase.

 

Qual é a importância do controle de qualidade na produção de cerveja?

 

Podemos responder ao questionamento sobre a importância do processo de qualidade na produção de cerveja de maneira simples: ele é extremamente fundamental.

Ainda que a cerveja seja um produto de baixo risco microbiológico, considerando que patógenos como salmonella e listeria não encontram ambiente favorável para proliferação, ainda assim, é possível obter resultados desagradáveis.

Muitas outras leveduras e bactérias podem atingir de maneira direta o resultado final da cerveja, transformando-a em um produto indesejável com odores desagradáveis que lembram ovo podre, fecal ou até mesmo de sabor avinagrado.

Sendo assim, consideramos de extrema importância que todo o processo de fabricação seja realizado com consciência e muita higiene em cada etapa da moagem ao envasamento.

Afinal de contas, se em qualquer um dos processos houver uma violação ou contaminação direta ou cruzada, todo o lote será perdido e não haverá somente perda de produto como também perda financeira e de qualidade.

Podemos resumir então, que ao passar por todo esse processo diante dos consumidores é possível que a imagem da fábrica, seja ela produtora em larga escala ou artesanal em menor escala, perca a credibilidade.

 

Conclusão

 

Sabemos que apreciar uma boa cerveja em diversos momentos da vida é uma preferência do brasileiro e de tantos outros povos e nações.

Sendo assim, se faz necessário para todos os envolvidos no processo de produção de cerveja, que sejam respeitadas todas as regras de controle de qualidade, higiene e cuidado. Tudo isto, no intuito de evitar que os consumidores passem por situações desagradáveis e desnecessárias que poderiam ser evitadas por meio do controle de qualidade.

Afinal de contas, estamos falando sobre uma preferência nacional que ganha cada vez mais adeptos de seus tipos e apresentações, merecendo assim, todo o cuidado para que cada vez mais apreciadores possam ter excelentes experiências com a bebida.

Marcela Fornasari

Marcela Fornasari

Médica Veterinária com especializações em Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade em Alimentos. Sócia proprietária da empresa Orizzonte. Entusiasta da transformação da população acerca da importância do cuidado com o consumo dos alimentos.

Sobre a Orizzonte

A Orizzonte possuí os conceitos de Qualidade em seu DNA, oferecemos profissionais qualificados e habilitados para implantar, elaborar e desenvolver o departamento de qualidade de sua organização.

Notícias Recentes

Siga-nos
Clique Aqui!
1
Converse no Whatsapp
Fale com um especialista no Whatsapp.