5 dicas de como manter o controle de qualidade de alimentos em empresas

Empreendedores precisam estar em constante busca pela melhoria do seu negócio. E, se você trabalha com alimentação, seu cuidado precisa ser redobrado para que seja mantido o controle de qualidade de alimentos em empresas.

Afinal de contas, vivemos em um momento de grande oferecimento de diversas opções de marcas e empresas alimentícias de todos os gêneros, e aquelas que não estiverem de acordo com o que é correto, não irão conseguir se sustentar por muito tempo.

Por isso, esse artigo tem como principal função alertar sobre a importância da necessidade da manutenção do controle de qualidade de alimentos em empresas, auxiliando no processo com dicas que podem ser muito úteis para a sua empresa.

 

Continue com a leitura para descobrir quais são essas dicas, e como colocá-las em prática.

 

Dica número 1 – Padronize todos os procedimentos da sua empresa


A padronização dos procedimentos em uma empresa é uma das melhores soluções para obter bons resultados no controle de qualidade.

Quando um procedimento é feito da mesma maneira sempre, independentemente de quem esteja realizando-o, as chances dele gerar resultados insatisfatórios é muito mais baixa.

Além disso, é através da padronização que se torna possível acompanhar as métricas dos resultados, alterando tudo o que não estiver de acordo e mantendo tudo o que estiver gerando bons resultados.

 

Dica número 2 – Defina quais serão os pontos de controle de qualidade


Após o processo de padronização dos procedimentos, é necessário realizar uma definição minuciosa de quais serão os pontos de controle de qualidade – PCC dos processos que envolvem o seu negócio.

Essa etapa é fundamental, pois ela tem um maior impacto na segurança e qualidade dos produtos que irão resultar de todo esse processo. Sendo assim, precisam de muita atenção, e maior controle.

A ideia principal da definição de quais serão os PPC, é conseguir alcançar através de uma equipe especializada em controle de qualidade:

  • Todo tipo de registro e ordenamento da metodologia utilizada;
  • Gestão capacidade e eficiente acerca dos perigos que podem vir a afetar a higiene dos alimentos em questão;
  • Redução consideração do impacto sobre o ambiente e a saúde; e
  • Comunicação objetiva e clara com o cliente

Dica número 3 – Defina os indicadores que deverão ser coletados


Cada empresa tem um objetivo diferente com seus alimentos, e é nesse ponto que essa prioridade deverá ser destacada.

É nesse momento, após a obtenção dos pontos a serem controlados, que poderemos definir quais parâmetros quais serão todas as especificações e os níveis de qualidade mais desejados.

 

Checklist de qualidade

 

Dica número 4 – Acompanhe sempre todos os resultados


Esse ponto é fundamental para que haja manutenção do controle de qualidade de alimentos em empresas, independentemente do porte que elas podem apresentar.

É preciso acompanhar de perto, de maneira constante e vigorosa os resultados dos pontos críticos que foram estipulados, bem como a importância de limites que sejam pré definidos de maneira que a atenção seja direcionada para aquelas situações que possam realmente necessitar de atitudes mais rápidas e exatas da parte dos gestores.

 

Dica número 5 – Procure sempre pelo feedback e ajuste sempre que for necessário os procedimentos


Se a dica anterior era um ponto fundamental, podemos dizer que a dica número 5 é algo impossível de ser ignorado se sua meta é manter o controle de qualidade da sua empresa.

Essa etapa pode ser considerada a etapa final, mas é por meio dela que todo o ciclo de melhoria desse controle é continuado. Afinal de contas, é por meio das análises dos resultados que foram obtidos, que você poderá identificar os pontos a serem melhorados ou mantidos.

O acompanhamento dos resultados é feito de maneira direta com o procedimento, mas principalmente através do feedback dos clientes e colaboradores, que podem oferecer informações valiosas sobre pontos que podem ser melhorados pelos gestores.

Essa é uma maneira excelente de manter não somente a qualidade dos alimentos e da entrega final do produto, como também é uma maneira de trabalhar o marketing de relacionamento com seus clientes, que se sentirão parte do sucesso da empresa.

Sucesso este, que poderá se tornar cada vez maior e constante se houverem maneiras de conter os resultados negativos e aprimorar os positivos através do acompanhamento direto dos processos.

 

Conclusão


O processo para manter o controle de qualidade de alimentos em empresas é contínuo e exige atenção e cuidado dos gestores, que necessitam estar em busca constante de melhoria dos resultados.

E, por se tratar de uma construção, é preciso realizar o trabalho de acompanhamento e aprimoramento de maneira constante em prol da empresa, que irá ganhar em qualidade a médio e longo prazo.

Marcela Fornasari

Marcela Fornasari

Médica Veterinária com especializações em Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade em Alimentos. Sócia proprietária da empresa Orizzonte. Entusiasta da transformação da população acerca da importância do cuidado com o consumo dos alimentos.

Sobre a Orizzonte

A Orizzonte possuí os conceitos de Qualidade em seu DNA, oferecemos profissionais qualificados e habilitados para implantar, elaborar e desenvolver o departamento de qualidade de sua organização.

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