No texto de hoje, iremos falar um pouco mais sobre gestão de mudanças, e como ela pode ser fundamental para a sua empresa, e para te levar a alcançar resultados muito melhores.
Sabemos que mudança nem sempre é algo visto como positivo, mas quando ela é criada e pensada em prol do crescimento e melhora, não somente é bem vinda, como muito necessária.
Continue com a leitura deste artigo, e descubra todos os benefícios da gestão de mudanças, e traga o novo para a sua empresa!
O que é gestão de mudanças?
Para falarmos a fundo sobre a gestão de mudanças, é preciso que entendamos melhor sobre o que se trata e o que ela implica para a sua empresa.
Sendo assim, podemos definir gestão de mudanças como uma aplicação da união de algumas ferramentas e estratégias estruturadas com o intuito de modificar o lado humano da mudança nos processos com o intuito de alcançar os resultados desejados.
Em outras palavras, podemos dizer que é a modificação da maneira de pensar e agir dos processos e na maneira como os funcionários e colaboradores trabalham, desejando sempre o melhor para a empresa.
Sua intenção é trabalhar com qualquer camada e nível da empresa na intenção de prepará-los para qualquer mudança que possa vir a correr desde a diretoria aos funcionários.
É o tipo de abordagem necessária, porém pouco aplicada da maneira correta no ambiente empresarial, que infelizmente enxerga a estratégia como um tipo de sinônimo para gestão de pessoas ou projetos.
Porém, podemos dizer que se a empresa deseja, de fato, uma mudança significativa para alcance de resultados expressivos e retorno ao alcance, é preciso que essa transição seja realizada por meio das transformações e adequações que somente a gestão de mudanças é capaz de realizar.
Por que é tão importante investir em gestão de mudanças?
A gestão de mudanças tem um objetivo principal: aumentar o sucesso dos projetos da empresa, oferecendo melhores resultados finais, e consequentemente, melhorando o retorno do investimento da organização.
Quando uma empresa investe em gestão de mudanças com intuito de melhorar seus resultados, ela passa a experienciar melhoras significativas em áreas, como:
- Sistemas;
- Processos;
- Estrutura Organizacional;
- Ferramentas de trabalho;
- Funções de trabalho;
- Mensuração da performance;
- Remuneração;
Passos importantes na gestão de mudanças da sua empresa
Agora, que você já sabe sobre a importância da gestão de mudanças para a sua empresa, é hora de observar se há necessidade de implantação da estratégia.
Caso tenha percebido que seus resultados podem ser muito melhores, e que sua equipe e produção podem alcançar metas muito mais superiores, podemos passar para o próximo nível.
Esse é o momento de dar passos concretos em direção à mudança.
Abaixo, você terá acesso a alguns passos importantes para auxílio da implantação da sua nova estratégia para a empresa, que será capaz de reduzir gastos excessivos e aumentar as chances de investimentos certeiros:
Passo número 1 – Defina um projeto de maneira específica, expressando a mudança de maneira clara
Não trate a gestão de mudanças como um plano conjunto, mas sim como um plano separado que será capaz de tornar seu negócio melhor. Dê foco ao planejamento, definindo suas mudanças primordiais, quais pessoas e setores estarão envolvidos e os objetivos dessas modificações.
Passo número 2 – Identifique e delegue funções às pessoas ideais
Forme uma equipe que se torne responsável por levar o projeto de gestão à frente, e que seja capaz de resolver situações problema. Todos os responsáveis pela equipe precisam fazer muito bem sua parte no trabalho, e precisam estar inteiramente comprometidos com os resultados.
Passo número 3 – Qualifique, treine e envolva suas equipes
Depois de definir seus times e suas funções, prepare sua equipe para conduzir o projeto de maneira certeira e bem preparada, evitando erros. Talvez sejam necessários treinamentos específicos sobre habilidades ainda não definidas, que serão primordiais para a execução dos planos de mudança.
Capacite todos os seus colaboradores para um melhor desempenho em gestão de qualidade. Treine-os, e invista em sua equipe para que ela possa oferecer o melhor para sua empresa.
Passo número 4 – Preserve a cultura e os valores de sua empresa
Ainda que as estruturas da empresa venham a ser completamente alteradas, algumas áreas precisam estar intactas. Isso significa que ela nunca deve perder sua identidade, e nem seu diferencial competitivo, que a destaca de sua concorrência.
Preserve o DNA e guarde os valores de sua empresa, para transformá-la em uma versão melhor de si mesma, não parando nos problemas e defeitos, mas melhorando suas qualidades e consertando suas falhas.
Não crie uma nova empresa, transforme-a em versão inovadora e melhorada.
Passo número 5 – Defina suas metas e foco do processo de mudança
Defina suas metas claras e seu foco, que devem ser mantidos e estar visíveis para que a mudança se torne contínua e palpável. Prefira a simplicidade, a definição clara e objetiva da sua meta e a colaboração ativa de seus colaboradores.
Considerações finais
É preciso mais do que apenas mudanças para levar uma gestão de mudanças à frente. Sendo assim, é necessário um excelente plano e a meta clara da melhora da empresa, que precisa ser sempre o foco principal do seu projeto inicial.
Dessa maneira, todas as etapas serão concluídas com sucesso, sua empresa passará por melhorias consideráveis em todas as etapas e processos, e seu produto final passará a ser ainda mais valorizado pelo mercado.
Invista em uma gestão de mudanças que melhore o que já está bom na sua empresa, e transforme o que não está gerando resultados positivos para sua Instituição.
Veja mais sobre como melhorar seu negócio em nosso blog.