Controle de qualidade de alimentos – A importância do envolvimento dos donos na implantação

Qualidade em alimentos

Se você é dono de empresa, mas ainda não conseguiu enxergar a importância de fazer parte do processo de controle de qualidade de alimentos, esse artigo será muito útil.

Ele irá abordar o tema de maneira direta e objetiva, mostrando todos os benefícios que o controle de qualidade pode trazer para a sua empresa, e a razão pela qual você deve fazer parte dele.

Continue com a leitura para descobrir quais são esses benefícios e a importância de fazer parte de todo o processo!

 

Por que se envolver no controle de qualidade de alimentos?

Sua empresa depende exclusivamente de você, tanto para acompanhar os processos de maneira direta, quanto de maneira indireta. Por isso, é de extrema importância que esse acompanhamento seja realizado de perto, no intuito de colher os melhores resultados.

Dessa forma, todos os envolvidos saem ganhando de alguma maneira. Os profissionais ganham mais autonomia, pois se sentem mais abertos para apresentar propostas aos empreendedores que estão sempre interessados nos processos.

Os donos de empresa também saem ganhando, pois aumentando o padrão de qualidade de seus produtos, e consequentemente conquistam mais clientes. E estes, finalmente, podem se sentir mais valorizados e confiantes no produto adquirido, aumentando seu valor para a empresa, que poderá investir em mais melhorias.

Assim, quanto melhor for a experiência do cliente, maiores as chances dele indicar a empresa/produto para outras pessoas, e também de voltar a consumi-los com mais frequência.

Em outras palavras, investir em controle de qualidade de alimentos e estar presente, principalmente se você for o dono, é fundamental.

É importante sempre lembrar também que ter o dono comprometido com o processo não exime os funcionários de suas responsabilidades, entretanto, é possível obter um alcance muito maior do negócio e do que será possível ou não investir em tecnologias e assuntos associados.

 

Passos para acompanhar a implantação do controle de qualidade da sua empresa

Como você já sabe, a implantação do controle de qualidade de alimentos é fundamental e benéfica para todos, mas nunca é demais salientar as muitas vantagens que ela pode trazer para a sua empresa.

Mas muitos empreendedores podem ter dúvidas sobre como começar.

Sendo assim, trouxemos alguns passos para que sua empresa não perca mais tempo e nem dinheiro, e invista no controle de qualidade de alimentos de maneira tecnológica, atualizada e promissora.

Lembrando sempre, que os resultados podem ser ainda melhores se você estiver presente ou acompanhando em tempo real todos os processos, ainda que à distância.

 

Padronize seus procedimentos

Podemos dizer que a padronização dos procedimentos de uma empresa é o primeiro passo para um controle de qualidade de alimentos. É a padronização que irá manter a mesma linha de ação durante os processos independentemente de quem os faça, promovendo resultados satisfatórios e eficientes em larga escala.

 

Defina os pontos de controle de qualidade de alimentos

Após a padronização dos procedimentos, como dito no passo anterior, é preciso realizar a definição quais são os PCC, ou seja, pontos críticos de controle que envolvem os processos do seu empreendimento.

Podemos dizer de maneira resumida que os PCC são qualquer tipo de operação, ponto, operação ou etapa que ocorre durante o processo de fabricação ou até mesmo de preparação do produto, passando a ser aplicadas medidas preventivas de controle sobre os fatores envolvidos no intuito de reduzir e prevenir riscos à saúde do consumidor, perda de dinheiro ou qualidade.

Os PCC podem ser determinados por meio de uma equipe especializada no controle de qualidade.

A ideia principal é oferecer transparência com o cliente e auditorias eventuais.

 

Conclusão

Podemos concluir que o processo de controle de qualidade de alimentos é uma grande necessidade para todas as empresas do ramo alimentício que desejam o sucesso e um lugar de destaque no mercado.

De uma maneira ainda mais ampla, podemos dizer que esse controle sendo acompanhado pelo responsável pela empresa, ou seja, pelo dono e proprietário tem muito mais chances de promover melhores resultados.

É possível afirmar esta informação, pois ao acompanhar o processo, ainda que à distância porém de maneira atualizada, o empreendedor saberá exatamente como andam os resultados, o que deve fazer, como investir e como melhorar seu negócio em união com os profissionais responsáveis.

Podemos dizer que é a junção perfeita do provedor de oportunidades com aqueles que podem tornar os ideais, realidades concretas.

 

Ficou curioso sobre o assunto, fale conosco e vamos tomar um café.

Marcela Fornasari

Marcela Fornasari

Médica Veterinária com especializações em Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade em Alimentos. Sócia proprietária da empresa Orizzonte. Entusiasta da transformação da população acerca da importância do cuidado com o consumo dos alimentos.

Sobre a Orizzonte

A Orizzonte possuí os conceitos de Qualidade em seu DNA, oferecemos profissionais qualificados e habilitados para implantar, elaborar e desenvolver o departamento de qualidade de sua organização.

Notícias Recentes

Siga-nos
Clique Aqui!
1
Converse no Whatsapp
Fale com um especialista no Whatsapp.